sábado, 14 de agosto de 2010

A INCLUSÃO DIGITAL DA EJA

A inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação de
jovens e adultos pode contribuir para:
* A construção de uma cidadania coletiva, dentro dos movimentos sociais,
no processo de geração de identidades político-culturais.
* Mudanças significativas na construção da capacidade cognitiva e social
do aluno
– A escolha da tecnologia adequada deverá ser vinculada aos objetivos
pedagógicos, curriculares e ao grupo de alunos a que se destina.


Tanto quanto a leitura e a escrita convencional, a alfabetização digital
encontra-se ancorada em um fator tecnológico e cultural. [...] Por isso, a
alfabetização digital numa perspectiva freiriana, refere-se tanto ao
reconhe- cimento de saberes básicos à compreensão crítica da realidade,
quanto ao aprendizado de conhecimento de informática para operar
computadores conectados em rede.( MARGARITA GOMES, 2004)


O educador, como quem sabe, precisa reconhecer,
primeiro, nos educandos em processo de saber
mais, os sujeitos, com ele, deste processo e não
pacientes acomodados; segundo, reconhecer que
o conhecimento não é um dado aí, algo imobilizado,
concluído, terminado, a ser transferido por quem o
adquiriu a quem ainda não o possui (FREIRE,1989).


A eficácia da utilização da tecnologia no processo de aprendizagem depende
da sua internalização no fazer docente, pois se relaciona diretamente ao
entendimento de que é necessário que o professor seja competente em utilizar
o ferramental tecnológico que seja mais adequado aos seus objetivos
pedagógicos, uma vez que a tecnologia é um meio para atingi-los e não um
fim em si mesma (LIMA, 2008)

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