sábado, 7 de agosto de 2010

AGENDA DO CURSO

1º Dia : 27.07.2010
Abertura : Fala da implementadora Kátia e apresentação da tutora Teresa.
Apresentação do Programa Brasil Alfabetizado
- Definição, Importância, Dimensão e o que representa o Brasil Alfabetizado.
- Etapas:
1ª etapa
Slide: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO
Intervalo
2ª etapa
Entrega dos materiais
Vídeo: É tempo de Mudanças
Desafio: Consulte dados do INEP ou do IBGE para pesquisar dados a respeito
dos indicadores da Educaçäo em seu município
Disponivel em www.inep.gov.br
Avaliação do 1º momento.

2º Dia : 07.08.2010
Vídeo: Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro-Edigar Morin
- Etapas:
1ª etapa
Slide: ALUNOS E ALUNAS DA EJA
Intervalo
2ª etapa
Debates e Oficinas.
Desafio: Filmes: Central do Brasil e Narradores de Javé, analisando a situação do
adulto analfabeto.
Avaliação do 2º momento

3º Dia: 13.08.2010
Vídeo : O Poder da Visão
- Etapas:
1ª etapa
Slide: UMA SALA COMO ESPAÇO DE VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM
Intervalo
2ª etapa
Debates e Oficinas.
Desafio: Consultando o site http://www.fnde.gov.br; que considerações você faria sobre o financiamento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil?
Avaliação do 3º momento


4º Dia: 20.08.2010
Vídeo: Só os Vencedores possuem
- Etapas:
1ª etapa
Slide: OBSERVAÇÃO E REGISTRO
Intervalo
2ª etapa: AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
Debates e Oficinas.
Vídeo:
Desafio-
LIVROS: Educação como Prática da Liberdade (1967), Pedagogia do Oprimido
(1974), Educação e Mudança (1979) e Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (1992), entre tantas outras produções de Paulo Freire.
Avaliação do 4º momento


5º Dia : 27.08.2010
Vídeo: O olhar do Educador
- Etapas:
1ª etapa
Slide: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E PROFESSORES
Intervalo
2ª Etapa
Prática: Apresentação dos recursos didáticos elaborados nas oficinas, com aulas práticas demonstrando sua aplicabilidade em sala de aula para alunos(as) EJA.
Leia, analise e comente o que dispõe a LDB nº 9.394/96 sobre a educação de jovens e adultos.
Avaliação do 5º momento
Reflexão de todas as etapas
Término das atividades: “O Berço da Desigualdade” de Milton Nascimento.

Tutora: Teresa Cristina Giarolla Ramos
e-mail: tecagiarolla@yahoo.com.br
(22) 9952.6163

http://teca-brasilalfabetizado.blogspot.com

Macaé, Julho / Agosto de 2010

PROJETO:
INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS DA EJA
1ª etapa: cadastro do e-mail dos participantes do curso.

DESAFIOS

1- Filmes: Central do Brasil e Narradores de Javé, analisando a situação do
adulto analfabeto

2- Consultando o site http://www.fnde.gov.br/home/
index.jsp?arquivo=fundeb.html; que considerações você faria sobre o
financiamento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil?

3- Leia, analise e comente o que dispõe a LDB nº 9.394/96 sobre a
educação de jovens e adultos. Para facilitar o seu exercício, sugerimos que você leia com atenção o Título V (Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino),o Capítulo I (Da Educação Básica) e, em especial, a Seção V
(Da Educação de Jovens e Adultos).

4- LIVROS: Educação como Prática da Liberdade (1967), Pedagogia do Oprimido
(1974), Educação e Mudança (1979) e Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (1992), entre tantas outras produções de Paulo Freire.

5- Consulte dados do INEP ou do IBGE para pesquisar dados a respeito
dos indicadores da Educaçäo em seu município
Disponivel em www.inep.gov.br

ATIVIDADES EXTRA CURRICULAR

OS DESAFIOS 3 E 5 SERÃO DESENVOLVIDOS PELAS ALUNAS-MESTRAS DA CIDADE DE CONCEIÇÃO DE MACABU.

OS DESAFIOS 2 E 4 SERÃO DESENVOLVIDOS PELAS ALUNAS-MESTRAS DA CIDADE DE QUISSAMÃ.

O DESAFIO 1 SERÁ DESENVOLVIDO PELAS ALUNAS-MESTRAS DA CIDADE DE CASEMIRO DE ABREU.

OS RESULTADOS SERÃO POSTADOS NO BLOG.
VAMOS COMPARTILHAR!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TRABALHANDO COM PROJETOS

ATIVIDADE FINAL DO CURSO:
PROJETO SOBRE:
INCLUSÃO DIGITAL DOS JOVENS E ADULTOS

ESQUEMA ABAIXO:

A palavra “projeto” pode ter diferentes entendimentos e configurações. Tem o sentido de empreendimento a ser realizado, provocando uma visão de antecipação de futuro.
Mas o termo nas propostas recentes no processo pedagógico, tem o sentido de proposição de uma prática pedagógica crítica, reflexiva e problematizadora.
Ao optar por essa metodologia, alerta-se ao professor que considere que o termo “projeto” pode significar tanto o objeto que se quer produzir quanto o método que o caracteriza: a “metodologia de projetos” se caracteriza, portanto, pela produção e realização de projetos por professores e alunos.
– Um projeto pedagógico deve ser flexível, sem esquemas rígidos;
– A metodologia exige processos democráticos de escolha e de desenvolvimento;orienta seu roteiro;
– Deve ser construído a partir de etapas articuladas entre si;
– A metodologia de projetos avança quando o professor tem clareza que essa opção tem a perspectiva de atividade educativa e desenvolvida para produzir conhecimento com autonomia e espírito crítico.
Título geral: “Entendendo paisagens: naturais e construídas”
Áreas de conhecimento envolvidas: Artes, história, geografia
e ciências naturais

Conhecimentos específicos a serem explorados:
Semana de atividades de arte moderna
Música folclórica como forma de questionar a realidade
Artes visuais/ Música/ Poesia/ Dramatizações
História: Questionários e Entrevistas
Debates: prós e contra o Modernismo enquanto afirmação da identidade
brasileira
Geografia: a presença do homem na construção/reconstrução das
paisagens e territórios
Ciências naturais: as transformações da natureza e o meio ambiente
Momento de apresentação pública (culminância): exposição aberta à
comunidade, com entrega de folheto explicativo sobre o projeto. Presença de
convidados especiais, entre alunos da própria turma de EJA e alguns moradores
da localidade que trazem depoimentos sobre os temas de cada área do projeto.
Realização de momentos culturais organizados por equipes de educandos nas
diferentes linguagens artísticas trabalhadas pelo projeto.
Processo de avaliação: durante o projeto, registrar a presença e participação
ativa em todas as etapas previstas; realizar reuniões de ajuste para corrigir falhas
e socializar avaliação durante o andamento dos trabalhos.