quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TRABALHANDO COM PROJETOS

ATIVIDADE FINAL DO CURSO:
PROJETO SOBRE:
INCLUSÃO DIGITAL DOS JOVENS E ADULTOS

ESQUEMA ABAIXO:

A palavra “projeto” pode ter diferentes entendimentos e configurações. Tem o sentido de empreendimento a ser realizado, provocando uma visão de antecipação de futuro.
Mas o termo nas propostas recentes no processo pedagógico, tem o sentido de proposição de uma prática pedagógica crítica, reflexiva e problematizadora.
Ao optar por essa metodologia, alerta-se ao professor que considere que o termo “projeto” pode significar tanto o objeto que se quer produzir quanto o método que o caracteriza: a “metodologia de projetos” se caracteriza, portanto, pela produção e realização de projetos por professores e alunos.
– Um projeto pedagógico deve ser flexível, sem esquemas rígidos;
– A metodologia exige processos democráticos de escolha e de desenvolvimento;orienta seu roteiro;
– Deve ser construído a partir de etapas articuladas entre si;
– A metodologia de projetos avança quando o professor tem clareza que essa opção tem a perspectiva de atividade educativa e desenvolvida para produzir conhecimento com autonomia e espírito crítico.
Título geral: “Entendendo paisagens: naturais e construídas”
Áreas de conhecimento envolvidas: Artes, história, geografia
e ciências naturais

Conhecimentos específicos a serem explorados:
Semana de atividades de arte moderna
Música folclórica como forma de questionar a realidade
Artes visuais/ Música/ Poesia/ Dramatizações
História: Questionários e Entrevistas
Debates: prós e contra o Modernismo enquanto afirmação da identidade
brasileira
Geografia: a presença do homem na construção/reconstrução das
paisagens e territórios
Ciências naturais: as transformações da natureza e o meio ambiente
Momento de apresentação pública (culminância): exposição aberta à
comunidade, com entrega de folheto explicativo sobre o projeto. Presença de
convidados especiais, entre alunos da própria turma de EJA e alguns moradores
da localidade que trazem depoimentos sobre os temas de cada área do projeto.
Realização de momentos culturais organizados por equipes de educandos nas
diferentes linguagens artísticas trabalhadas pelo projeto.
Processo de avaliação: durante o projeto, registrar a presença e participação
ativa em todas as etapas previstas; realizar reuniões de ajuste para corrigir falhas
e socializar avaliação durante o andamento dos trabalhos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário