sexta-feira, 13 de agosto de 2010

EDUCAR

Educar é construir,é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal,reconhecendo que a historia é um tempo de possibilidades.E um "ato comunicante co-participado",Ensinar é algo profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge a dimensão individual e a classe dos educandos é essencial à "pratica educativa progressista",para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando.Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola,visto ser ele um sujeito social e histórico,quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender é ensinando muitos conceitos baseados em sua visão de mundo,mas podem demonstrar que é possível mudar é isto reforce nele ou nela a importância de sua tarefa político-pedagógica.O professor deve descartar como falsa a separação radical entre seriedade docente e afetividade a impressão geral do livro e que Paulo Freire Freire deixa nesta obra, ao meu ver é o significado do ensinar em simples palavras que ensinar é todo um processo de troca entre aluno e professor, onde ambos aprendem,ambos adquirem e sanam duvidas,ambos crescem como seres humanos.E a mensagem de que para ensinar precisamos antes de mais nada, ter a consciência da importância e da beleza desta tarefa, da importância de se poder fazer a diferença num sistema sócio-econômico-político com certeza ás vezes tão opressoras e cruéis aqueles que não dispõe de meios financeiros para obter cultura e informação.Enfim o professor Paulo Freire dá uma aula de ensinar,e nos fornece com um pensamento livre e despojado uma grande inspiração:de que ensinar vale a pena.

Um comentário:

  1. Aparecida.,Dalma e Leila20 de agosto de 2010 às 07:22

    O texto enfatiza a importância da experiência e do conhecimento entre professor e aluno.
    O professor deve auto -avaliar,refletir, acreditar para que tenha um resultado satisfatório.

    ResponderExcluir