sábado, 31 de julho de 2010

CONTEÚDO DO 1º ENCONTRO

CONCEPÇÕES
DE
ALFABETIZAÇÃO



 Historicamente, as concepções acerca da alfabetização foram se constituindo como uma prática plural e multifacetada, com diferentes sentidos e significados, no contexto sócio-histórico-cultural- econômico e político, sob a égide de diferentes paradigmas, que mudaram as decisões metodológicas e os procedimentos didáticos.


PARADIGMAS DA ALFABETIZAÇÃO

 Paradigma dos Métodos
(+/- até os anos 80)
 Paradigma Construtivista
(+/- a partir dos anos 80)
 Paradigma do Letramento
(+/- a partir dos meados dos anos 80)
 Paradigma do Alfabetizar
Letramento (atual)


MÉTODOS SINTÉTICOS E ANALÍTICOS OU TRADICIONAIS

 Base Teórica: empirismo-associacionista de aprendizagem, calcado no modelo de “estímulo- resposta”. Foco: como ensinar.
 Alfabetizando/a: tabula rasa, folha em branco, disquete vazio, ou seja, alguém que não tem conhecimento e experiência anterior sobre a língua, aprende recebendo e memorizando informações prontas sobre letras, sílabas e palavras, dadas pelo/a professor/a.
 Professor/a: aquele/a que detém todo os saberes.


MODELO DE ENSINO: APÓIA-SE NA FIXAÇÃO COMO
PROCESSO DE ENSINO

 Concepção de aprendizagem: por memorização, fixação.
 Concepção de alfabetização: sistematização do “B + A = BA”, isto é, como aquisição de um código fundado meramente na relação entre fonemas e grafemas. Domínio das primeiras letras.


 Concepção da língua: um código a ser decifrado e codificado, predominando a prática mecânica da memorização da grafia correta de palavras, cópias e ditados sem sentido, assim como leitura descontextualizada, desprovida de significado para os alfabetizandos.


PARADIGMA CONSTRUTIVISTA

 Construtivismo é basicamente uma teoria baseada na observação e estudo científico - sobre como as pessoas aprendem.
 Ela diz que as pessoas constroem seu próprio entendimento e conhecimento do mundo, experimentando coisas e refletindo sobre essas experiências


CONSTRUTIVISMO NA
SALA DE AULA

 Na sala de aula, a visão construtivista de aprendizagem pode apontar para uma série de práticas de ensino diferentes.
 No sentido mais geral, normalmente significa incentivar os alunos a utilização de técnicas ativas (as experiências do mundo real para resolver problemas)


VANTAGENS DO CONSTRUTIVISMO

 Os alfabetizandos aprendem mais e gostam de aprender mais quando eles estão envolvidos ativamente, ao invés de ouvintes passivos.
 Educação funciona melhor quando se concentra sobre o pensamento e a compreensão, em vez de "decoreba".
 O construtivismo concentra-se em aprender a pensar e compreender.


Sala Tradicional Sala Construtivista
O Conteúdo começa com as partes do todo. Destaca as competências básicas. O Conteúdo enfatiza grandes conceitos, começando com o todo e se expandindo para incluir as peças.
O cumprimento rigoroso do conteúdo fixo é altamente valorizado. Exercício de perguntas dos alunos e dos interesses é valorizado.
Os materiais são principalmente livros e cadernos. Os materiais incluem fontes primárias de matérias e materiais manipuláveis.
A aprendizagem é baseada na repetição. A aprendizagem é interativo, com base no que o aluno já sabe.
A avaliação é por meio de testes, as respostas corretas. A avaliação inclui trabalhos de alunos, observações e pontos de vista, bem como testes. Processo é tão importante como o produto.
Os alunos trabalham principalmente sozinho. Os alunos trabalham principalmente em grupos


PARADIGMA DO LETRAMENTO

 Alfabetização e Letramento são dois fatores que fazem parte de uma obtenção importantíssima para o ser humano.
 Formar um alfabetizado e letrado é tornar um cidadão capaz de ler, escrever e interpretar todos os textos de diferentes gêneros e saber identificá-los.

 O paradigma do letramento surge nos cenário educacional brasileiro a partir dos meados dos anos 80, colocando em evidência as diferentes dimensões do aprender a ler e escrever. Segundo este paradigma, o foco meramente no sistema da escrita alfabética não garantiria a apropriação dos usos e funções da língua escrita.
 O letramento tem relação com as práticas de leitura e escrita que o sujeito vivencia na sociedade. Já a alfabetização tem relação com a apropriação da escrita.


PRESSUPOSTOS DO PARADIGMA DO LETRAMENTO

 Base teórica: sociointeracionismo.
 Foco: nas práticas sociais de leitura e escrita.
 Concepção de letramento: formar leitores e produtores de texto.
 Ênfase: na leitura e produção de textos.

PARADIGMA DO ALFABETIZAR LETRANDO

 Desde de a tenra idade os alunos convivem com a língua oral em diferentes situações de interação social e, por meio desta, aprendem sobre si, sobre os seus pares e sobre a realidade que as cercam.
 Estão igualmente cercados de situações nas quais estão presentes as práticas sociais de leitura e escrita, como, por exemplo: escrita de cartas, bilhetes e avisos, leitura de rótulos de embalagens, placas e outdoors, escuta de histórias, poemas e parlendas, dentre outros.
 Sabe-se que os alunos estão inseridos em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita,

 Portanto, cabe a instituição escolar, responsável pelo ensino da leitura e da escrita, oferecer oportunidades de acesso a cultura escrita, ampliando as capacidades e as experiências dos alunos de modo que eles possam ler e escrever com autonomia.
 Para tanto, faz necessário que por meio das práticas alfabetizadoras, os alfabetizadores contemplem, de maneira articulada e simultânea, os processos de alfabetização e o letramento, ou seja, a apropriação do sistema alfabético e ortográfico e o uso da língua em práticas sociais de leitura e escrita.

CONCLUINDO

 ALFABETIZAR: orientar para o domínio da tecnologia da escrita.
 ALFABETIZAÇÃO: ação de ensinar a ler e escrever; apropriação do sistema alfabético e ortográfico.
 ALFABETIZADO é aquele que aprendeu a ler e escrever.


Formar leitores é compromisso da família e da escola. Também deve fazer parte dos interesses de toda a comunidade, pois uma sociedade não letrada, ou mesmo formada por leitores funcionais, está fadada à condição de miséria e indignidade.
Nunca a questão da formação de leitores foi tão discutida como nos dias atuais, até porque se entende que o desenvolvimento de uma nação depende do nível de letramento dos seus habitantes. Não existe país livre e desenvolvido sem investimentos na educação e na leitura.” (Cavalcanti, 2002: p.2)

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