sábado, 21 de agosto de 2010

PROJETOS

A palavra “projeto” pode ter diferentes entendimentos e configurações. Tem o sentido de empreendimento a ser realizado, provocando uma visão de antecipação de futuro.
Mas o termo nas propostas recentes no processo pedagógico, tem o sentido de proposição de uma prática pedagógica crítica, reflexiva e problematizadora.
Ao optar por essa metodologia, alerta-se ao professor que considere que o termo “projeto” pode significar tanto o objeto que se quer produzir quanto o método que o caracteriza: a “metodologia de projetos” se caracteriza, portanto, pela produção e realização de projetos por professores e alunos.
– Um projeto pedagógico deve ser flexível, sem esquemas rígidos;
– A metodologia exige processos democráticos de escolha e de desenvolvimento;orienta seu roteiro;
– Deve ser construído a partir de etapas articuladas entre si;
– A metodologia de projetos avança quando o professor tem clareza que essa opção tem a perspectiva de atividade educativa e desenvolvida para produzir conhecimento com autonomia e espírito crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário